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Dicas & Conteúdos

Facebook Ads

Como criar anúncios no Facebook: um guia para iniciantes

Neste post, compartilharemos com você tudo o que você precisa saber sobre o Facebook Ads e como colocar suas campanhas publicitárias em funcionamento, tudo a partir das experiências que tivemos com nossos clientes.

A publicidade paga nas redes sociais, é uma forma imediata de impactar o alcance do seu conteúdo. No Brasil, o Facebook por exemplo tem quase 150 milhões de usuários ativos (2,91 bilhões no mundo), sendo portanto, a plataforma de mídia social mais popular para veicular anúncios.

Porém, com a diminuição do alcance orgânico promovido pela plataforma, se quiser que suas postagens sejam vistas no Facebook, terá que pagar pelo alcance por meio de publicidade. Logo, entender como usar o Facebook Ads é uma obrigação.

Quais são os benefícios de criar anúncios no Facebook?

 1. Segmentar clientes com mais precisão

O Facebook tem muitos dados sobre seus usuários e permite que os profissionais de marketing os usem ao segmentar seus públicos.

Ao criar um anúncio do Facebook, você pode especificar dados demográficos como sexo, localização e idade. Mas aonde o Facebook realmente se diferencia de outras plataformas de anúncios, é por meio de opções de segmentação baseadas em estilo de vida, como:

• Interesses

• Comportamentos (como compras recentes)

• Educação e histórico de trabalho

• Renda

• Afiliação política

• Principais eventos da vida

• Línguas faladas, etc.

“Uma recente pesquisa com varejistas dos EUA mostrou que anúncios no Facebook geram em média 41% de  retorno sobre gastos com publicidade (ROAS). Isso é enorme em comparação com a taxa de conversão média em todos os setores de apenas 9%”

2.    Integração do Facebook e Instagram

Como a Meta possui o Facebook e o Instagram, suas plataformas são facilmente integradas. Isso significa que os anúncios podem ser executados simultaneamente em ambas as plataformas, dando acesso a ainda mais usuários sociais. O potencial de alcance da publicidade no Facebook e no Instagram é incomparável.

3. Acompanhamento do desempenho do anúncio em tempo real

O gerenciador de negócios do Facebook  possui ótimos recursos para entender o desempenho do anúncio, incluindo métricas de alcance, engajamento, conversões e muito mais. Esses dados são atualizados em tempo real para que você possa ajustar suas campanhas com base no desempenho.

Outro grande benefício das análises atuais do Facebook é a capacidade de adicionar o pixel do Facebook ao seu site. A maioria das plataformas de gerenciamento de conteúdo ( wordpress, wix, etc) permitem que você adicione facilmente esse código ao seu site e acompanhe a eficácia de seus anúncios do Facebook.

Você pode ficar de olho no comportamento do usuário e criar públicos-alvo específicos para futuras campanhas publicitárias do Facebook.

Como configurar uma campanha de anúncios do Facebook passo a passo

Antes de começar, é importante pensar no motivo pelo qual você está anunciando e o que pretende alcançar. Ao determinar sua medida pessoal de sucesso antes de lançar anúncios, você poderá decidir qual objetivo de anúncio é melhor para suas necessidades.

Por exemplo, se você deseja aumentar os downloads do seu aplicativo móvel por meio de anúncios do Facebook, sua métrica de sucesso pode ser de 100 downloads no primeiro mês. Se você deseja gerar mais leads, o sucesso pode ser medido por uma lista de e-mail maior.

A questão é que você deve pensar no motivo da publicidade antes de criar uma campanha.

1. Crie uma conta de anúncios

Quando você se inscreve no Facebook, você recebe um ID de conta de anúncio pessoal por padrão. Você pode ver esse ID acessando o Gerenciador de Anúncios e olhando no canto superior esquerdo.

2. Vá até o Gerenciador de Anúncios do Facebook

Todas as campanhas publicitárias do Facebook são executadas pela ferramenta Facebook Ads Manager.

A maneira mais fácil de encontrar o Facebook Ads Manager é clicar e marcar este link direto. Você será levado diretamente ao Gerenciador de Anúncios do Facebook para sua conta pessoal de anúncios. Se você gerencia mais de uma conta de anúncios, use o menú suspenso da conta para escolher a conta certa.

3. Escolha seu objetivo de sua campanha no Facebook

Para começar com seu primeiro anúncio, clique no botão verde “Criar anúncio”.

O Facebook o levará a uma página onde você será solicitado a escolher um objetivo de campanha. Você tem maneiras diferentes configurar uma campanha publicitária com base no que deseja alcançar, segue alguns exemplos:

3.1 Consciência

Essa categoria consiste em objetivos que geram interesse em seu produto ou serviço. Você pode optar por:

  1. Aumento do reconhecimento da marca: exiba seus anúncios para pessoas com maior probabilidade de se lembrar deles;
  2. Aumento do alcance: exiba seus anúncios para um maior número de pessoas;

Dica principal: para orçamentos pequenos, é provável que você obtenha um maior retorno, usando os anúncios da categoria de reconhecimento. Um estudo da plataforma Moz,  descobriu que US$ 1 por dia pode aumentar seu público em 4.000 pessoas. Embora isso não corresponda à nossa experiência, vale a pena tentar.

3.2 Consideração

Você pode escolher essa categoria se quiser que as pessoas comecem a pensar em sua empresa ou procurem mais informações sobre ela. As ações nesta categoria incluem:

  1. Obtenção de  mais curtidas na Página ou respostas a eventos;
  2. Promoção de  instalações do seu aplicativo;
  3. Obtenção de  mais visualizações de um vídeo;
  4. Captar mais leads;
  5. Impulsionar o engajamento no Messenger, WhatsApp e Instagram Direct.
3.4 Conversão

Os objetivos nesta categoria são projetados para levar as pessoas a comprar ou usar seu produto ou serviço. Você pode optar por:

  1. Aumento do engajamento em seu site;
  2. Aumentar as vendas de produtos ou catálogos;
  3. Estimular as pessoas a visitar suas lojas ( físicas ou digitais )

Depois de selecionar os seus objetivo de marketing, vamos agora definir o orçamento da campanha.

4. Definindo o orçamento da sua campanha

Agora é hora de escolher quanto você pretende gastar em seu anúncio. Ao definir um orçamento, é importante lembrar que esse valor representa o valor máximo que você irá gastar. Você pode definir seu orçamento por dia ou como um valor total para a campanha.

Diário: um orçamento diário irá definir  o limite máximo que você irá investir diariamente em seus anúncios. Assim que seu orçamento for atingido, os anúncios deixarão de ser exibidos naquele dia e o ciclo recomeça no dia seguinte.

Vitalício: um orçamento vitalício é o máximo que você investirá durante todo o tempo em que executar sua campanha publicitária. Você dá ao Facebook um número e uma data de término, e ele gastará o dinheiro com base no desempenho do anúncio. Quando seu orçamento for atingido, a campanha será encerrada.

Quanto custa criar um anúncio no Facebook?

Você nunca pagará mais do que deseja gastar. Para dar um pouco de contexto sobre o que é possível com os anúncios do Facebook, fizemos um experimento para ver o que um orçamento de R$ 5,00 por dia nos daria. Tentamos três tipos diferentes de anúncios do Facebook, cada um projetado com um objetivo diferente em mente.

Aqui estão nossos resultados:

  1. Curtidas na página – R$ 0,57 por curtida;
  2. Cliques na página inicial do yu.social – R$ 4,01 por clique;
  3. Postagem impulsionada – R$ 6,35 por 1.000 pessoas adicionais alcançadas;

Traduzindo em resultados práticos:

  1. Curtidas na página – 9 curtidas por dia;
  2. Cliques para a página inicial yu.social – 1 por dia;
  3. Postagem impulsionada – 787 novas pessoas alcançadas.

Cada segmento de mercado tem um comportamento e os resultados certamente serão diferentes quando comparados com os experimentos realizados por nossa equipe, mas vale como um norte para você que está começando a anunciar no Facebook agora.

Seja estratégico com seus anúncios

Agora que você aprendeu o básico sobre como criar um anúncio no Facebook, você pode começar a experimentar e ver o que funciona melhor para o seu público.

Para cada uma das etapas acima, é útil fazer uma pausa e pensar em seus objetivos. Certifique-se de que tudo o que você está definindo e criando está de acordo com sua própria medida de sucesso.

Não sabe o que seu público quer ver? Sem problemas. O Facebook disponibiliza muitas ferramentas para fazermos testes A/B, assim,  você poderá comparar anúncios lado a lado para descobrir o que funciona.

E por fim, seja criativo e monitore sempre o desempenho de seus anúncios, assim,  você poderá alterar a sua estratégia  sempre que for necessário.

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