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Algumas dicas para crescer no YouTube Shorts

A beleza do vídeo curto é que ele permite que qualquer pessoa se torne um criador de conteúdo. Com um telefone e a Internet, você pode começar a desenvolver a sua própria plataforma. O outro lado disso, entretanto, é que com mais criadores, você precisará fazer um esforço extra para ver um crescimento significativo. Por isso elencamos dicas para crescer no YouTube Shorts.

Entretanto, isso vale tanto para o YouTube Shorts quanto para qualquer outra plataforma. Os Shorts reduziram a barreira de entrada para se tornar um YouTuber (uma profissão muito procurada) e oferecem uma oportunidade única de envolver o público de maneira concisa e impactante. Os Shorts também vêm com seu próprio algoritmo de recomendação exclusivo que pode tornar realidade o seu vídeo de mudança de vida.

Mas o caminho para a viralização, o crescimento significativo e a monetização é pavimentado com instruções pouco claras e plataformas em constante mudança. Mas vamos direto ao assunto, aqui algumas dicas para você crescer no Youtube Shorts.

  1. Otimize o texto do seu vídeo e do seu canal para SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa não se aplica apenas a blogs e sites; é crucial também para Shorts do YouTube. O título, a descrição e as tags que você usa em seus Shorts podem impactar significativamente sua visibilidade. Aqui estão algumas táticas a serem adotadas para ajudar a otimizar seus Shorts do YouTube para SEO:

Assim, realize pesquisas de palavras-chave para identificar termos relevantes e frequentemente pesquisados para o seu vídeo ou nicho. E lembre-se de usar pelo menos três hashtags por vídeo, isso  ajuda o mecanismo de pesquisa do YouTube a categorizar seu conteúdo de maneira eficaz e torná-lo mais detectável no YouTube Shorts.

2. Use técnicas de storytelling  para envolver os espectadores

Para aumentar as chances de as pessoas assistirem seus vídeos até o fim, use elementos narrativos para manter os espectadores presos. Veja como incorporar técnicas de narrativa em seus Shorts:

  • Comece com um gancho que chame a atenção: um fato surpreendente, um problema comum ou uma pergunta intrigante podem ser ganchos eficazes.
  • Apresente um desafio ou objetivo no início da narrativa: tal como a fórmula da “Jornada do Herói”, este desafio impulsiona a história desde o início, passando pelo meio e até à conclusão
  • Aprimore a narrativa com elementos visuais e auditivos: sons populares, recursos visuais atraentes e legendas podem tornar a narrativa mais envolvente.
  • Construa em direção a um clímax que forneça uma resolução ou uma visão valiosa. Esta parte não deve apenas resolver a narrativa, mas também oferecer uma conclusão ou um apelo à ação para os telespectadores.
  • Considere vincular o final da história ao início, empregando uma abordagem de “narrativa circular”. Essa técnica proporciona um encerramento satisfatório e enfatiza a transformação ou jornada.

A incorporação dessas técnicas pode criar uma “história” mais atraente e tornar seu Short mais envolvente e memorável, o que mantém as pessoas assistindo e incentiva a repetição de visualizações.

3. Envolva-se com seu público para construir uma comunidade

Todos sabemos que o envolvimento com a sua comunidade nas redes sociais é uma das muitas chaves para o sucesso. É conhecido por ajudar suas postagens a terem maior visibilidade e criar seguidores mais leais. Faça questão de interagir com seu público.

Veja como interagir com seu público:

  • Responda aos comentários em seus Shorts.
  • Organize sessões ao vivo e perguntas e respostas para interagir em tempo real com seus espectadores.
  • Use a guia Comunidade para postar atualizações, criar enquetes ou compartilhar conteúdo dos bastidores.
  • Falando na guia Comunidade – ela não é apenas para criadores de longa data do YouTube. É uma ferramenta valiosa para quem deseja interagir com seu público.

4. Domine a arte de criar miniaturas (thumbnails)

Na economia da atenção, qualquer pessoa que esteja tentando crescer no YouTube sabe que seu público julga o livro pela capa. As miniaturas são a primeira dica visual que os espectadores recebem sobre o seu vídeo – elas os ajudam a decidir se passam algum tempo assistindo ao seu vídeo ou saindo dele. Uma miniatura bem projetada pode aumentar significativamente os cliques e as visualizações.

Agora, embora as miniaturas não apareçam na guia Shorts, elas aparecem:

  • na seção Shorts em seu canal do YouTube
  • nos vídeos na guia de inscrições
  • nos vídeos recomendados na página inicial do YouTube
  • nos resultados de pesquisa do YouTube

Portanto, se você deseja o número máximo de visualizações, não negligencie o poder das miniaturas. Você precisará deles para obter mais cliques fora do player do Shorts.

5. Diversifique os tipos de conteúdo

Da mesma forma que os criadores de vídeos longos do YouTube não criam apenas um tipo de vídeo, os criadores de Shorts devem se concentrar em diferentes tipos de conteúdo que possam atrair vários segmentos de seu público, mantendo seu canal atualizado e envolvente.

Veja como diversificar seu conteúdo:

  • Misture vários formatos: compartilhe sua experiência criando vídeos compartilhando conselhos. Seja um guia prático ou um passo a passo, esses tipos de vídeos agregam valor e estabelecem sua autoridade em seu nicho.
  • Aparência dos bastidores: humanize sua marca oferecendo um vislumbre dos bastidores. Mostre seu processo criativo, os desafios que você enfrenta e como você os supera.
  • Vlogs: compartilhe experiências pessoais, vídeos do dia a dia ou ideias sobre questões atuais. Os vlogs podem criar uma conexão pessoal com seu público.
  • Entrevistas: entreviste especialistas do setor ou colabore com outros criadores para trazer novas perspectivas para o seu canal. Um criador da área de finanças por exemplo, frequentemente entrevista outros criadores em seu podcast e publica clipes como Shorts.
  • Navegue pelas tendências: acesse tópicos sazonais ou de tendência para injetar uma dose de relevância em seu conteúdo. Isso pode ajudar a captar a atenção de novos públicos e potencialmente aumentar sua visibilidade.
  • Solicitações do público: incentive seu público a sugerir tópicos ou formatos que desejam ver em seu canal. Isso não apenas promove um senso de comunidade, mas também fornece informações valiosas sobre as preferências do seu público.

E sempre experimente novos tipos ou formatos de conteúdo. A experimentação contínua pode revelar o que melhor repercute em seu público e manter sua estratégia de conteúdo dinâmica. Com uma rede de conteúdo mais ampla, é mais provável que você envolva um espectro mais amplo de espectadores, enriquecendo sua comunidade e mantendo seu canal no YouTube vibrante e atraente.

6. Crie um cronograma de postagem consistente

A consistência nas postagens não apenas mantém seu público satisfeito com novos conteúdos, mas também cultiva um envolvimento rítmico que pode impulsionar o crescimento do seu canal ao longo do tempo.

Estabelecer e cumprir um cronograma de postagem é o mesmo que fazer um pacto com seu público, uma demonstração de respeito pelo seu tempo e expectativa.

Veja como manter uma programação consistente:

  • Decida uma frequência de postagem que seja sustentável para você – seja diária, semanal ou quinzenal. Siga essa programação tanto quanto possível e diga ao seu público quando esperar novos conteúdos. Não exagere – avalie sua capacidade de criar conteúdo sem comprometer a qualidade ou sua programação.
  • Torne sua programação de postagem transparente para o seu público. Informe-os por meio de seus vídeos, da descrição do canal ou de postagens na comunidade sobre quando eles podem esperar novos conteúdos seus.
  • Considere criar e editar vários vídeos de uma só vez. O lote de conteúdo pode economizar tempo e garantir que você tenha vídeos na fila para postagem.
  • Se você postar em qualquer outra plataforma de vídeo curto, combine sua programação de postagem com a deles para nunca perder uma postagem.
  • Mantenha um pequeno reservatório de conteúdo perene para emergências. Isso pode salvar sua vida durante circunstâncias imprevistas que atrapalham sua programação de criação de conteúdo.
  • Ao mesmo tempo que mantém uma programação consistente, acomode tópicos sazonais ou de tendência que se alinhem ao seu nicho. Isso mantém seu conteúdo relevante e envolvente. Isso também significa que você sempre tem ideias com as quais ansiar trabalhar.
  • Use ferramentas de agendamento como a yu.social para planejar e postar seus vídeos nos horários em que seu público está mais ativo.

7. Confira o que outros criadores do seu nicho estão fazendo

Antes de mergulhar na criação de conteúdo e mesmo quando você tiver seu décimo vídeo com um milhão de visualizações, é importante gastar tempo pesquisando o que está em alta no momento. Isso o ajudará a saber como navegar em seu nicho e na indústria mais ampla de criação de conteúdo.

Como dar uma espiada em outros criadores:

  • Dedique tempo para examinar os Shorts em alta dos principais criadores do nicho pretendido. Identifique temas, estilos e tópicos comuns que estão atraindo alto envolvimento e visualizações. Compreender os elementos que funcionam para outras pessoas pode fornecer um modelo para sua estratégia inicial de conteúdo.
  • Aprofunde-se nas métricas de engajamento, como curtidas, comentários, compartilhamentos e contagens de visualizações para avaliar a ressonância de diferentes temas dentro do nicho escolhido.
  • Embora seja crucial entender o que está funcionando, esforce-se para encontrar um ângulo ou abordagem única que diferencie seu conteúdo de outros em seu nicho.
  • Conduza pesquisas de palavras-chave e hashtags para entender os tópicos de tendência e as palavras-chave em seu nicho. Esta pesquisa pode orientar a criação de seu conteúdo para tópicos com maior probabilidade de ganhar força.
  • Adote uma mentalidade de aprendizagem. O cenário digital está em constante evolução; permanecer aberto para aprender e adaptar suas estratégias com base em observações e feedback é crucial para o crescimento sustentado.

8. Aproveite a análise do YouTube Shorts

As análises do YouTube Shorts são como uma bússola, oferecendo insights direcionais que podem orientar seu conteúdo em direção a maior engajamento e crescimento. Compreender suas análises pode fornecer insights valiosos sobre o que está funcionando e o que precisa ser melhorado em seu conteúdo.

Veja como aproveitar a análise do Shorts para crescer como criador:

  • Verifique regularmente métricas como duração média da visualização (AVD), tempo de exibição e taxas de engajamento. Compreender a importância dessas métricas é o precursor de uma análise criteriosa.
  • Reserve um tempo para verificar rotineiramente as análises do YouTube Shorts. Uma revisão consistente pode ajudar a identificar tendências, picos ou quedas no engajamento, o que pode ser um feedback crucial sobre o seu conteúdo.
  • Use esses dados para refinar sua estratégia de conteúdo, concentrando-se no que tem maior repercussão em seu público. Experimente diferentes estilos de conteúdo, durações de vídeo e tempos de postagem para determinar o que gera o melhor envolvimento.
  • Não olhe apenas para os números; leia os comentários e feedback para obter insights qualitativos. Realize pesquisas em sua comunidade para obter feedback direto sobre seu conteúdo. Isso pode complementar os insights baseados em dados do YouTube Analytics.
  • Mantenha-se atualizado com os recursos de análise de dados e as práticas recomendadas do YouTube. Participe de oportunidades de aprendizagem, como cursos on-line ou discussões na comunidade, para aprimorar suas habilidades analíticas.
  • Veja isto: o algoritmo do YouTube Shorts prioriza a duração média da visualização em vez de curtidas ou comentários. Quanto mais tempo os espectadores ficam, mais o seu vídeo é pressionado pelo algoritmo.

Portanto, preste atenção especial as métricas de retenção de público. Eles são indicativos de quão cativante é o seu conteúdo, e melhorar essas métricas pode aumentar a posição do seu vídeo no algoritmo do YouTube.

9. Envolva-se com desafios e tópicos populares

Os desafios e tópicos em alta refletem a consciência coletiva da comunidade on-line e são uma ótima maneira de impulsionar seus Shorts. Envolver-se com essas tendências pode não apenas impulsionar seus Shorts do YouTube para o centro das atenções, mas também promover um sentimento de camaradagem com seu público.

Veja como se envolver (de forma significativa) com as tendências:

  • Monitore regularmente plataformas como Twitter, TikTok e até o próprio YouTube para se manter atualizado sobre as tendências do seu nicho.
  • Use ferramentas e plataformas que agregam tópicos de tendência para agilizar seu processo de monitoramento.
  • Não apenas imite uma tendência; adicione seu toque único a ele. Quer seja um estilo distinto, uma perspectiva inovadora ou uma narrativa nova, faça a tendência ressoar em sua marca e público.
  • Certifique-se de que os tópicos de tendência ou desafios com os quais você se envolve sejam relevantes para o seu conteúdo e público. A relevância é a chave para manter a integridade da sua marca e o interesse do público.
  • Aproveite as tendências enquanto elas estão na moda. O envolvimento oportuno com tópicos de tendência pode aumentar significativamente a visibilidade e relevância do seu conteúdo.
  • Certifique-se de que seu envolvimento com as tendências esteja de acordo com as diretrizes legais e éticas. Evite se envolver com tendências controversas ou prejudiciais que possam manchar a imagem da sua marca.

10. Construa a sua marca pessoal

Sua marca pessoal é o que o diferencia de outros criadores. É o seu estilo, voz e proposta de valor únicos.

Assim, separamos aqui estão algumas dicas a serem consideradas ao construir sua marca pessoal:

  • Seja genuíno em suas interações e conteúdo. A autenticidade promove um senso de confiança e capacidade de identificação, que pode transformar os espectadores em assinantes fiéis.
  • Mantenha um tema visual consistente em seus Shorts e em outras plataformas de mídia social. Isso inclui o uso de uma paleta de cores, fontes e gráficos uniformes que ajudam a tornar sua marca instantaneamente reconhecível.
  • Na mesma linha, desenvolva uma voz e um tom distintos para o seu conteúdo. Quer seja humorístico, inspirador ou educacional, certifique-se de que ressoe com a personalidade e o público de sua marca.
  • Compartilhe sua jornada, não apenas seus sucessos. As pessoas adoram torcer por criadores que sejam identificáveis e humanos.
  • Articule claramente o valor que você fornece. Seja entretenimento, educação ou inspiração, certifique-se de que seu público saiba o que pode ganhar ao se inscrever em seu canal.
  • Construa uma comunidade interagindo com seu público por meio de comentários, transmissões ao vivo e plataformas de mídia social. O envolvimento promove um senso de comunidade e mostra que você valoriza a opinião do seu público.
  • Estabeleça pilares de conteúdo alinhados aos valores e interesses da sua marca. Isso fornece uma estrutura para a criação de conteúdo consistente que ressoe com sua marca e seu público.

Conclusão

Essa é um guia mestre abrangente de 10 dicas bem detalhadas que vão ajudar você  crescer no YouTube Shorts. Cada dica foi projetada para ser prática,  personalizada e para ajudá-lo a ter sucesso no acelerado universo dos conteúdos de vídeos curtos.

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