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Dicas & Conteúdos

por que o Marketing digital é importante para pequenas empresas

Por que o Marketing Digital é tão Importante.

Quando as pequenas empresas locais começam, seu foco muitas vezes está em como atrair os primeiros clientes para dentro da loja, muitas não usam o marketing digital. Elas podem depender de formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos, mala direta de cupons  e em alguns casos até publicidade externa.

Normalmente acreditam que, como oferecem um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes encontrem o caminho até elas.

Embora essa estratégia possa atrair um fluxo de negócios, há uma maneira melhor e mais fácil. As pequenas empresas podem e devem considerar o mercado de prospects online e se beneficiar da convergência entre o marketing tradicional e o digital. Nenhuma empresa de pequeno porte, não importa quão nova seja, pode ignorar o poder dos canais digitais como uma forma de gerar leads e converter o interesse em clientes.

Assim, vamos analisar alguns dos benefícios que o marketing digital proporciona e também caminhos que podem ser usados para expandir seu negócio, com o uso de plataformas online.

Benefícios do Marketing Online

É fato que o grupo de potenciais clientes que você pode encontrar no ambiente online é muito maior do que aquele que você consegue atrair localmente. Usando técnicas de marketing digital, você pode alcançar uma audiência muito grande de forma econômica, escalável e mensurável.

Veja aqui alguns dos principais benefícios do marketing digital incluem:

– A capacidade de interagir com seus prospects e descobrir exatamente o que estão procurando, ou seja, conhecer melhor seus clientes!

– A capacidade de alcançar pessoas de  qualquer lugar, pois não há limites geográficos com o digital.

– Segmentar  para atingir o público certo no momento certo – a personalização é mais simples com o marketing digital.

– Comunicar-se com seus prospects em cada estágio do processo de compra.

– Economizar dinheiro e alcançar mais clientes por menos.

– Conhecer sua audiência e promover o engajamento para criar lealdade à marca.

– Rastrear e monitorar respostas aos seus esforços de marketing facilmente e instantaneamente.

Começando no Marketing Digital….

Com infinitas oportunidades, o marketing digital pode parecer intimidante se você nunca o usou para um negócio antes. Existem uma variedade de plataformas e termos de marketing digital que podem fazer um projeto, parecer maior do que realmente é.

Logo, muitas empresas pequena acreditam que não têm tempo ou dinheiro para competir online, e preferem avançar lentamente e investir em uma ou duas formas de publicidade tradicional, assumindo que seu negócio evoluirá com o tempo.

O fato é que o mercado é competitivo e, embora o boca-a-boca e as recomendações dos clientes possam ajudar a atrair tráfego, os clientes terão dificuldade em encontrar seu negócio.

Segundo pesquisa realizado pelo Cetic.br, em 2023, 156 milhões de brasileiros afirmaram acessar a internet regularmente, o que representa 84% da população brasileira.

Com esses números fica fácil de compreender o motivo pelo qual,  adiar a construção de uma presença online não é, definitivamente,  uma abordagem eficaz.  A melhor maneira de garantir o sucesso de uma empresa, é promover seu negócio em larga escala e usar segmentação local para atrair clientes interessados em seus produtos ou serviços.

Quando alguém está interessado em seu negócio, produto ou serviço, a primeira coisa que farão é pesquisar online e ver o que podem descobrir sobre você.

Na era digital….

Na era digital, os clientes esperam encontrar, no mínimo, um site e presença nas redes sociais. Eles podem estar procurando por avaliações para saber o que outras pessoas estão dizendo sobre sua empresa e se é um bom lugar para fazer negócios.  

Uma pesquisa recente da 99Firms em 2023, mostrou no Brasil, 9 em cada 10 consumidores leem avaliações on-line antes de efetuarem um compra.

Assim, se um cliente em potencial não puder encontrar você online, eles podem concluir que seu negócio não parece legítimo. Há uma grande chance de que muitos desses prospects decidam não levar seu negócio a sério e rapidamente procurem em outro lugar.

Descubra o que seus concorrentes estão fazendo online

Para que um negócio seja bem-sucedido,  prestar atenção no que os concorrentes estão fazendo e aprender com eles é um fator crítico de sucesso. Assim, não pense em seus concorrentes como alguém para vencer, mas como pessoas que têm algo a te ensinar.

Quando você observa o que seus concorrentes estão fazendo online, você terá uma ideia do que está e do que não está funcionando. Provavelmente, seja qual for o tipo de negócio em que você está, seus concorrentes já estabeleceram uma presença na web.

Analise o tipo de conteúdo eles usam, se há um blog ou se promovem conteúdo visual, como vídeos por exemplo. Como eles comunicam sua marca e o que os tornam únicos? Como eles se envolvem com o público? Que promoções costumam realizar? Você pode fazer melhor?

Pesquisa sempre ajuda no marketing digital

Uma ótima maneira de descobrir o que seus concorrentes estão fazendo é realizar  pesquisas. Descubra quais plataformas eles usam, eles se concentram em palavras-chave, existem influenciadores que eles usam para atrair tráfego?

Felizmente, existem algumas ótimas ferramentas online que podem ajudá-lo a fazer isso:

– Semrush – ótimo para classificação de palavras-chave e tráfego de palavras-chave;

– Ahrefs – útil para descobrir o conteúdo mais vinculado dos concorrentes

– Moz – outra plataforma para classificação de palavras-chave;

– BuzzSumo – acompanhe tipos de conteúdo populares e influenciadores

– Alertas do Google – uma ferramenta para rastrear menções de qualquer concorrente que você escolher rastrear;

– yu.social: excelente para descobrir, através de hashtags,  o que os competidores de seu segmento publicam nas redes sociais.

Esteja  sempre  acessível para seus clientes

Como já vimos, um pequeno negócio precisa estar presente onde seus clientes estão e isso é online. Seja qual for o produto ou serviço que uma pessoa procure, é muito provável que ela inicie sua pesquisa com o Google. Se você não tem presença online, então não será encontrado e não poderá competir.

Se você tem uma presença online, mas seus concorrentes são mais fáceis de encontrar, pois têm uma classificação mais alta na pesquisa, você ainda pode não ser encontrado.

Junto com a criação de um site, aprender o que é Otimização para Motores de Busca (SEO) e por que ele é tão importante,  ajudará você a superar os concorrentes sendo o primeiro nome que um prospect encontra em uma pesquisa do Google.

As palavras-chave são cruciais para fazer isso acontecer, então certifique-se de entender as melhores palavras-chave (de cauda longa e de cauda curta) para o seu negócio.

Os prospects também podem de precisar de respostas rápidas, como onde você está localizado, horário de funcionamento e detalhes do seu produto ou serviço, e a plataforma Google Empresas é fundamental para abrigar todas essas informações.

Deixe os clientes virem até você

Pense no marketing digital como uma forma de tornar a sua empesa  acessível às pessoas que você está tentando atingir. O alcance do seu negócio pode ultrapassar em muito sua localidade e a escalabilidade se torna uma realidade.

Por meio de uma presença na web, seu negócio está aberto para negócios mesmo quando você não está! Você pode criar um ambiente onde seus clientes possam contatá-lo de dia ou de noite.

Isso significa dizer que, clientes e prospects, podem enviar mensagens, fazer compras,  e navegar em site e até fazer perguntas  em alguns pouco cliques. E mesmo que um cliente em potencial não possa ir fisicamente até você, ainda sim você pode fazer negócios com ele por meio  de comércio eletrônico,  redes sociais  ou pelo WhatsApp.

Conheça seu Público-Alvo

A beleza do marketing digital é que ele permite que você se envolva com seus clientes rapidamente. Assim, pode-se entender quais são suas dores, e fornecer uma solução eficaz para elas. Nas redes sociais por exemplo, pode-se iniciar uma conversa ou realizar uma pesquisa para obter insights valiosos. E sempre preste atenção nos comentários de posts e mensagens diretas, elas valem ouro.

Use essas informações para oferecer soluções por meio do seu produto ou serviço. O uso do marketing digital ajuda você a eliminar a adivinhação sobre quem são seus clientes para que você possa personalizar as comunicações e aprimorar o direcionamento.

Ao fazer isso, você passa a construir relacionamentos com seus clientes, passando a ser muito mais do que um simples fornecedor: você se torna um parceiro confiável. Lembre-se, as pessoas também têm mais probabilidade de comprar de empresas das quais já compraram e tiveram uma boa experiência.

Mais marketing com menos dinheiro!

Poucas formas de publicidade são tão econômicas e eficazes quanto o marketing digital. E pequenas empresas e startups sempre buscam alcançar o máximo de retorno, mesmo com um orçamento limitado.

Anunciar online pode esticar seu orçamento ainda mais e permitirá que você refine seu público-alvo. As mídias sociais são particularmente boas para isso, pois permitem que você defina um orçamento diário para um público  que tenha interesse em sua marca ou segmento. Mais importante ainda, permite que seu negócio exclua as pessoas que nunca comprariam de você – economizando tempo e dinheiro!

A chave para a publicidade nas redes sociais é selecionar a plataforma que seu público está ou seja, a que  melhor vai funcionar para sua marca. Não escolha o TikTok apenas porque está na moda ou anuncie no LinkedIn quando não estiver tentando gerar interesse B2B.

Pesquise os canais sociais e realize alguns testes simples para ver qual mensagem e conteúdo funcionam para a sua marca.

Transforme as capacidades de marketing de sua empresa

O que você está buscando?

– desenvolver um site que possa gerar leads?

– configurar uma campanha no Facebook para ver os resultados.

– publicar simultaneamente em várias redes sociais?

– medir o retorno de suas ações de marketing?

O primeiro passo para alcançar esses objetivos é desenvolver uma compreensão de como o marketing digital poderá  ter um impacto positivo em seu negócio.

Com a yu.social você terá acesso a ferramentas que vão garantir que seu negócio tenha sucesso online. Experimente!

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