Rua Pamplona, 518 – Jd. Paulista – São Paulo – SP
info@yusocial.io

+55 11 5039-7400

Dicas & Conteúdos

TikTok

Em qual país o TikTok é a rede social mais popular entre os adultos?

Em 23 de março, o CEO da TikTok, Shou Zi Chew, compareceu perante o Congresso Americano para responder as perguntas dos legisladores sobre as conexões do popular aplicativo de mídia social com a China e os riscos potenciais de os dados coletados serem fornecidos ao Partido Comunista Chines.

Enquanto alguns observadores classificaram a audiência como pouco mais do que representantes individuais expondo suas queixas pessoais contra o TikTok, o fato é que o impacto e a importância do aplicativo nos Estados Unidos dificilmente podem ser subestimados.

Como mostra um relatório da DataReportal, os EUA tiveram o maior público adulto de anúncios de todos os países analisados, com a publicidade atingindo cerca de 113 milhões de usuários com 18 anos ou mais no final de 2022.

Se analisarmos para os números de público de anúncios por região, o Sudeste da Ásia lidera com 272 milhões de usuários, sendo que 200 milhões dos quais foram alcançados apenas na Indonésia, Vietnã e Filipinas.

Observação importante: esses números fornecem apenas uma perspectiva do impacto do aplicativo. Eles não representam todas as contas cadastradas, pois o TikTok pode ser usado por qualquer pessoa com mais de 13 anos, e o público de anúncios com 18 anos ou mais pode ser menor que o número total de adultos no serviço.

Curiosamente, muitas das maiores economias do mundo não estão incluídas no top 8, embora as ausências da China e da Índia em particular sejam facilmente explicadas. A China tem uma versão doméstica do aplicativo chamada Douyin, o que significa que os residentes chineses têm menos probabilidade de instalar a variante internacional do aplicativo.

A Índia proibiu uma série de aplicativos chineses em 2020, incluindo o TikTok, para conter a suposta influência da República Popular em meio às crescentes tensões geopolíticas.

Quando se trata da opinião de alguns legisladores europeus e americanos, a Índia não será o único país com uma proibição total do aplicativo de mídia social chinês no futuro. Os Estados Unidos já proibiram o uso do aplicativo em dispositivos de trabalho em alguns estados e para muitos funcionários do governo federal, ameaçando uma proibição total se o TikTok não for separado da empresa-mãe (ByteDance) e reconstruído como um provedor de mídia social com sede nos EUA.

Isso provavelmente não mudaria seu modus operandi, apenas quem tem acesso aos dados de seus usuários. Grandes empresas de tecnologia como a Meta ou a Alphabet operam com o mesmo modelo de negócios do TikTok, armazenando grandes quantidades de dados confidenciais do usuário e usando-os para publicidade e outros fins.

TIkTok
TIkTok

Fonte: STATISTA

Acompanhe a yu.social nas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Linkedin e experimente gratuitamente ainda hoje, crie uma conta grátis aqui.